A ACAT – Associação de Clubes de Aikido Ten-Chi, nasce de uma vontade manifestada por um grupo de clubes e associações, que praticavam já há alguns anos, integrados numa outra associação, a Associação TenChi Internacional, que seguia o ensino da escola Ten Chi, fundada pelo Mestre Georges Stobbaerts .
Deste modo abriu-se a todos os outros clubes e associações que se identificavam com a orientação e princípios da Escola Tenchi, a possibilidade de virem a integrar esta nova Associação totalmente dedicada à promoção da prática do Aikido.
Durante estes anos e desde 20 de fevereiro de 2009, data da fundação da ACAT, temos promovido o ensino, divulgação, e apoio aos clubes nossos associados, organizando estágios e encontros, nacionais e no estrangeiro, desenvolvendo as suas capacidades e potencialidades formativas.
Em Janeiro de 2014, após o falecimento do Mestre G. Stobbaerts, a ACAT passou a orientar todo o seu trabalho na vertente do Aikido, tentando que a escola se mantivesse coesa em torno desse grande objectivo que o Mestre G.Stobbaerts tinha delineado.
Infelizmente, nem sempre tivemos a oportunidade de manter todos os clubes e associações unidos nesse objectivo. Até mesmo a nível individual. Alguns afastaram-se mas outros vieram juntar-se, dando força para continuar esse caminho , DO.
A ACAT é hoje uma Associação de Clubes com cerca de 12 Dojos dispersos pelo país, de norte a sul do continente e ilhas (Açores).
O crescimento, apoiado num ensino de qualidade, tem sido um dos nossos principais objectivos, ao longo dos perto de 10 anos de existência, traduzindo-se num número de praticantes que se aproxima das três centenas.
A ACAT , desde o seu inicio, filiou-se na Federação Portuguesa de Aikido, com quem colabora de forma directa na Formação Inicial e Contínua dos seus treinadores, propondo Acções de Formação e participando com os seus formadores em ações específicas conforme solicitação da FPA, e fomentando o intercâmbio com outras associações e clubes de aikido, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Temos um número alargado de instrutores e monitores, credenciados com o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) e seguem com empenho as formações contínuas e de base propostas pela FPA e outras entidades, credenciadas pelo IPDJ, de modo a actualizarem e alargarem os seus conhecimentos. Proporcionamos assim, a todos os praticantes, um ensino cada vez mais competente e profissional.
Vamos continuar neste caminho, tentando melhorar sempre e tudo fazendo em prol do Aikido.